O Seguro de Automóvel tornou-se imprescindível para quem entende que segurança e proteção são essenciais para conduzir com tranquilidade. Mais do que uma precaução, é uma necessidade para reduzir prejuízos em caso de acidente, roubo ou furto.
Se você morava em um endereço quando contratou seu seguro auto e se mudou durante o período de vigência, é preciso que informe essa mudança e o novo endereço ao seu corretor ou diretamente para sua seguradora. Esse procedimento é conhecido como endosso. Se você não o fizer e, por desventura, tiver seu veículo levado no meio da noite em seu novo endereço, por exemplo, perderá o direito a indenização.
Se seu amigo é uma pessoa que não empresta seu carro com frequência, não há com o que se preocupar: você terá sim direito a cobertura contratada. No entanto, se essa pessoa costuma dirigir seu carro pelo menos uma vez por semana, ela precisará estar inclusa no seu seguro como motorista adicional. Caso não esteja, você não terá direito à cobertura dos danos, sejam eles parciais ou totais.
Sim, pode. Segundo a legislação, uma empresa de seguro não pode se negar a oferecer uma cobertura para uma pessoa apenas por ela estar com o nome sujo. No entanto, nada impede que a seguradora cobre mais caro pela sua apólice por causa dessa situação.
Ao contratar o seguro, você terá à sua disposição uma série de coberturas que lhe trarão mais tranquilidade e conforto. No entanto, a maior parte delas só pode ser usada mediante o pagamento da franquia. A franquia é um valor, que deve ser estipulado no momento da contratação do seguro.
As seguradoras chamam de perda parcial as situações em que o dano ao veículo não supera 75% do seu valor de mercado. Neste caso, o veículo pode ser consertado. Então, o segurado pagará a franquia, e a seguradora quitará o restante necessário para o conserto. O valor pago pela seguradora vai direto para a oficina, mas é chamado de indenização parcial.
Sim, você pode escolher com qual seguradora será feito o seu novo seguro. Por isso, no momento de renovar, faça uma pesquisa e verifique qual empresa oferece o melhor custo-benefício para o seu carro. A dica é iniciar a pesquisa em outras empresas 30 dias antes do vencimento da apólice.